Com o processo de transição para os carros elétricos, surgem muitas possibilidades, algumas delas ainda pouco exploradas por aqui, como o retrofit. A Stellantis, em parceria com o SENAI, está trabalhando em um projeto para viabilizar a conversão de veículos a combustão para a propulsão elétrica.
O projeto, executado pelo SENAI A3 da Rota 2030, irá trabalhar com o retrofit de veículos comerciais leves novos e usados. E além da Stellantis, a iniciativa conta com a parceria das empresas Weg e FuelTech.
O objetivo é oferecer uma solução de mobilidade com emissão zero e ao mesmo tempo assegurar a qualidade da conversão de veículos comerciais com os itens originais de fábrica, tornando os mais seguros e passíveis de homologação.
Essa iniciativa, entre várias outras da Stellantis, está inserida no plano estratégico Dare Forward 2030, com foco na descarbonização das montadoras do grupo até tornar-se carbono neutra até 2038.
A conversão dos veículos comerciais começou em 2022, com os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Na etapa atual, o trem de força a combustão é removido e na sequência é realizada a instalação do kit de conversão, junto com o pacote de baterias, que fica alojado no compartimento de carga para uma menor intervenção na estrutura do veículo.
Esses veículos elétricos convertidos serão testados nas ruas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes. Isso possibilitará a coleta de dados para que se façam os ajustes necessários.
Segundo a Stellantis, a proposta é oferecer veículos elétricos acessíveis, destinados a profissionais com utilização urbana diária média de 100 quilômetros. A partir de abril, os veículos elétricos convertidos serão disponibilizados para clientes B2B selecionados.
“A Stellantis está na corrida para construir um negócio sustentável e lucrativo que promova a economia circular nos mercados em que operamos. Essa metodologia é mais um passo na direção da oferta de mobilidade sustentável e acessível, que é nossa prioridade”, disse o diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei.
“Nesse momento, essa iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandirmos para outros modelos, a fim de atender a todos os públicos nas próximas etapas”, acrescentou.
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